sexta-feira, 13 de julho de 2012


Barra do Garças, 17 de Abril de 2012

Escola Estadual Profª Mª Nazareth Miranda Noteto

Profª Maria Zilda Abreu da Silva

                

        PLANO DE AULA    - 3º ano (3ª Fase/1ºCiclo)

                      

CAPACIDADE

Como desenvolver o prazer pela leitura e escrita dos alunos por meio de músicas (UCA).

OBJETIVOS

  • Desenvolver habilidades da leitura;
  • Estimular o prazer da leitura e escrita;
  • Ler a músicas utilizando os requisitos técnicos necessários a um bom leitor (dicção, entonação de voz, pontuação, postura e expressividade);
  • Elaborar gráfico;
  • Resolver situações-problema envolvendo operações de adição e subtração;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à leitura de colegas;
  • Desenvolver atividades envolvendo a música escolhida pelos alunos.     

Duração das atividades

Aproximadamente – quatro (4) aulas de 60 minutos cada.


Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.


INTRODUZINDO O TEMA: músicas preferidas da turma

- Para motivar os alunos sobre o tema, inicio a aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois, faço um dialogo com eles sobre o tema "música", questionando-os:
  • Quem gosta de músicas?
  • Quem gosta de dançar e cantar?
  • O que você sente quando está ouvindo uma música ou cantando?
  • Qual é sua música preferida?

- Deixar os alunos conversarem uns com os outros expondo suas opiniões.
- Retornar com os alunos as músicas que eles disseram mais gostar e escrever na lousa o nome das músicas que eles citaram.
- Fazer a votação registrando a quantidade de vezes que cada música foi votada pelos alunos, fazendo um risco na frente do nome da música citada.

Construindo gráfico


Para a construção do gráfico os alunos poderão utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).
 Ou imprima uma tabela contendo a quantidade de colunas e linhas necessárias para o gráfico.
- Depois de pronto o gráfico propor a resolução de situações-problema com base nos dados obtidos na pesquisa, trabalhando na oralidade as operações  de adição e subtração


Descrição: grafico músicas



  • A canoa virou-2 votos
  • A barata diz que tem – 11 votos
  • A casa – 4 votos
  • Meu lanchinho – 3 votos
  • Peixe vivo – 1 voto

  • Qual é a música preferida da turma?
  • De qual música nossa turma gosta menos?
  • Com quantos votos a música vencedora ganhou?
  • Se somarmos as crianças que gostam da música “A Barata Diz Que Tem” com as crianças que gostam da música “A Casa” qual será o resultado?
  • Nossa turma é composta por 24 alunos. No dia da votação 4  crianças faltaram a aula. Quantas crianças participaram da votação?


2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

EXPLORANDO A LEITURA E ESCRITA POR MEIO DA MÚSICA MAIS VOTADA.
 As crianças que ainda não leem convencionalmente, podem   realizar pseudoleituras, pois sabem a letra da música .É  importante relembrar que  a música é um  gênero textual.
- Levar  para a sala de aula, a letra da música mais votada pelas crianças, impressa em uma folha A3, para que  a leitura seja feita  ( de preferência em letra de forma  facilitando a leitura  para as crianças que ainda não estão alfabetizadas).
-Entregue para os alunos a cópia da letra da música e proponha  atividades de escrita e leitura.
- As atividades poderão ser trabalhadas no caderno, ou então com a utilização dos laptops  Para  atividades que exigem escrita e leitura você poderá orientá-los a utilizarem o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos). E aquelas que exigirem desenhos você poderá explorar com eles as ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital).

 A música “A Barata Diz Que Tem” possibilita além do trabalho com a leitura e escrita, abordar questões sobre o ambiente, higiene entre outra ...
 Solicitar que alunos realizem a leitura silenciosa da música. Para os alunos que ainda não estão lendo convencionalmente, solicite  que observem as letras e palavras que conhece e as circulem.
                             Atividades orais – dialogando sobre a música

1.       Sobre qual assunto essa música fala?
2.       Você conhece esse inseto?
3.       Que ambiente ela gosta de ficar escondida?
4.       Do que a barata se alimenta?
- Aproveitar esse momento para discutir  a importância da higiene nos alimentos, como devemos exterminá-las , a importância de manter nossa casa limpa e asseada .
                                     
3ª Atividade - Explorando a letra da música: (Aproximadamente 60 minutos)

a) Separe as estrofes da música recortando-as.
b) Utilize a primeira estrofe que você recortou e siga as instruções:
c) Recorte dois versos  contidos nessa estrofe.
d) Depois, recorte  em cada versos as palavras que o formam.
e) Agora, cante a música e organize as palavras que você recortou, de acordo com sua ordem na letra da música. Em seguida, cole-as em seu caderno (ou em uma folha).
Observação - esse exercício poderá ser feito explorando todas as estrofes da música, dessa forma elas compreenderão e passarão a distinguir um texto, de uma frase e de uma palavra.
  
4ª Atividades - para explorar a interpretação escrita. (Aproximadamente 60 minutos)
  
 A)  Assinale com um “X” a resposta correta para as questões 1, 2 e 3.   
1)     Na 6ª estrofe  diz que a barata tem coco raspado. A palavra coco, refere-se a :  
 (   )  doce       (   ) cabeça da barata    (    ) cabelo      (   ) pelo

2)     Sobre a letra da música o que não é verdade:    
(    ) A barata diz que tem um anel de formatura .
(    ) A barata diz que tem uma cama de marfim.
(    ) A barra diz que tem uma casa no jardim.

3) O verso “É mentira da barata, ela tem é uma só “ se refere a :
(    ) O vestido da barata .
(    ) A sandália da barata .
(    ) A saia da barata.

B) Qual parte da música te chamou mais a atenção? Justifique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C) Transcreva todas as palavras da música que tem :
- três sílabas =------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ quatro sílabas = -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- duas sílabas = ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
D) Na letra da música fala que a barata tem saias, sapato, cama, anel e cabelo. Você acha isso correto? Justifique.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Desenhe o animal abordado na música.

- Os alunos poderão utilizar o Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital) para desenhar esse inseto. Ou então criar uma barata utilizando outros recursos como pintura, dobraduras ou recortes.


Avaliação


A avaliação será um processo contínuo e sistemático diagnosticando o desenvolvimento e o desempenho do educando numa dimensão totalizadora, nas diferentes fases da aprendizagem diária. Será uma avaliação minuciosa de como está sendo o processo de aprendizagem, seus avanços, suas conquistas, suas dificuldades e superação, dúvidas e soluções apontadas pelo aluno no desenvolvimento das ca

Nenhum comentário:

Postar um comentário