Trabalhando com Laptop na Sala de Aula
              BOAS MANEIRAS NA ESCOLA

Barra do Garças – Mato Grosso
Escola Estadual: Profª Maria Nazareth M. Noleto
1º Ciclo – 1ª Fase ( 1º ano) Vespertino
Ano Letivo: 2012
Professora: Luiza Ângela Lemes
Projeto: 
Boas Maneiras na Escola
Disciplinas:
Língua
Portuguesa, Artes, Ciências da Natureza
Duração das Atividades: 2 aulas 
Conhecimentos Prévios trabalhados pela
professora com os alunos?
Conceitos de
violências; violências físicas; violências psicológicas.
Dados da Aula: 
O aluno Poderá aprender com esta
aula?
Formas de
evitar a violência no ambiente escolar. 
 Recursos da Aula
Laptop, Data show, Laboratório de Informática,
panfletos;  Cartaz, Caixinha de som, vídeos, Roda de Conversa sobre o tema. Desenhos de Imagem de Boas
Maneiras.
Estratégias da Aula
O tema
abordado tem como objetivo levar os alunos a refletir sobre as diversas formas
de comportamentos e boas maneiras para 
evitando as brigas que acontecem na escola e procurar meios para
evitá-las. A violência na escola traduz-se numa grande diversidade de
comportamentos anti-sociais, seja uma forma de opressão ou de exclusão social,
agressões, vandalismo, provocações ao próximo que podem ser desencadeados quer
por alunos que brigam por qualquer motivo.
É de
extrema importância que os alunos desenvolvam atividades que os conscientizem
de tal comportamento.
 Laboratório de informáticas, Laptop
 visita
aos seguintes links:
 São propostas algumas atividades para serem
feitas com os alunos a fim de propiciar a eles uma visão mais clara da
realidade escolar, e de Boas maneiras, 
1ª – aula
Leve para a sala de aula, jornais, gibis, imagens, textos, etc. (atuais ou não) que tenham notícias sobre a educação, a escola, violência na escola, Boas Maneiras etc.





1º momento 
Organize
os alunos em pequenos grupos e distribua entre eles os gibis, os jornais e os
textos. Peça para eles identificarem, recortarem e colarem, numa cartolina,
notícias sobre violência maneiras de bom comportamento que mais chamaram a
atenção. Esta atividade além de ser um momento de descontração para os alunos,
também possibilita uma interação entre os componentes do grupo, pois os mesmos
vão trocar idéias e escolher as notícias e desenhos coletivamente.
2º momento
Ao
terminar a primeira atividade é hora de socializar as notícias e desenhos
pintados, discutir as idéias levantadas por cada grupo.
Num
grande círculo peça para que cada grupo apresente as notícias co o desenho que
foi destacado por eles e colado na cartolina. Durante a apresentação,
estimule-os a responderem perguntas como:
·       
O
que você faria para evitar este tipo de violência?
·       
Qual
foi a causa desse comportamento?
·       
O
que você diria para uma pessoa que procurasse briga com você?
·       
O
que fazer para evitar confusão na sala de aula ?
·       
Porque
você Briga com os colegas da sala?
·       
O
que você sente quando um amiguinho da sala também te bate?
·       
Porque
você bate se não gosta quando os colegas te batem?
·       
Seria
bem melhor se todos nos convivessem sem brigas?
·       
Seria
bem melhor se nenhum aluno não batesse nos coleguinhas da sala.
·       
Seria
ótimo se não houvesse brigas na nossa sala?
·       
Imagine
a nossa sala sem brigas, como seria bom?
·       
Vamos
daqui para frente conviver sem brigas entre-nos? 
·       
 
3º momento
No
Laptop, Pedir para os alunos 
Organize
os alunos em pequenos grupos e pedir que eles peguem o Laptop e crie  um cenário de notícias sobre violência que
mais chamaram a atenção. 
Como
imagem de historinhas que estão brigando como as de gibis.
4º momento
Assistir o vídeo sobre Boas Maneiras 
E em uma roda de conversa discutir sobre o tema proposto.
Depois da apresentação do vídeo,
estimule-os a responderem perguntas do vídeo e comparar com as brigas da sala
de aula.
É chamar os alunos para fazer um
acordo de que nunca mais vai haver brigas entre eles. 
3º momento
Finalize
a aula com uma música bem tranqüila.
Avaliação
Os alunos serão avaliados pela
participação e também interesse, considerando o desenvolvimento e assimilação
de cada aluno,  observar
se os alunos demonstraram compreensão do assunto através dos relatos,
Participação na aula, interação com o grupo.

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário